segunda-feira, 21 de julho de 2008

Tempos difíceis


Há algum tempo ouvimos sobre a crise econômica nos EUA. Os humores vêm e vão...
Dia desses o Professor Cristovão Pereira publicou um pequeno post sobre a dívida média dos americanos: US$117.000,00 (cento e dezessete mil dólares)! A dívida interna é gigantesca e a crise traz a preocupação de cada vez mais pessoas ser tornarem incapazes de pagar seus prórpios compromissos, o que levaria a um desastre de grandes proporções, afinal, o dinheiro que foi emprestado lá veio de vários lugares do mundo.
Resolvi acompanhar o link sugerido pelo Professor e fui navegar pelas páginas do NY Times (há uma série de reportagens sobre o tema). Realmente a coisa é preocupante .Há histórias de pessoas "normais" (ou seja iguais a tantas outras lá) que não sabem o que fazer, simplesmente foram se endividando-consumindo-endividando.
Com freqüência o nome de duas instituições, que mais parecem nome de senhoras, vem à tona: Freddie Mac e Fannie Mae. São um dos pilares do sistema financeiro habitacional americano e estão com problemas de solvência. A coisa é tão feia que o secretário de tesouro pediu autorização para gastar o quanto precisar para resolver o problema das duas. Ele pediu um cheque em branco, sem limite para gastar... No Blog do Investidor tem um post detalhando.
Enfim, embora as perdas anunciadas até aqui tenham beirado o inacreditável e os balanços recém-apresentados dos bancos demonstram certa calmaria, o pior ainda pode estar por vir.
Quando fui ver os comentários deixados por leitores achei um interessante. Segundo ele, os americanos há muito deixaram de poupar e, ao contrário se edividaram... Na economia clássica, sem poupança não há investimentos e sem estes, a roda para de girar em algum ponto. Mesmo para o país mais rico do planeta. Vamos ver no que vai dar...

Nenhum comentário: