domingo, 20 de julho de 2008

Fórmula 1 em tempo real

No ano passado vi um post do Sergio Teixera do Blog Zeros e Uns do Portal Exame sobre o descomunal volume de informações registrado, transmitido, analisado e armazenado durante uma corrida de Fórmula 1. É um desafio de TI gigantesco.
Hoje esse texto me veio à memória durante o Grande Prêmio da Alemanha. Fui até o sie oficial da categoria (www.f1.com) pra ver o que eles oferecem durante a prova.
Num pequeno link Live Timing podemos nos cadastrar para ter informações em tempo real. Temos acessos às mesmas informações que os narradores da TV. As mais óbvias como classificação e número de voltas e também o tempo cada piloto em cada um dos setores de pista.
É tudo muito rápido e fico imaginando quanta tecnologia, afinal, do sensor que fica no carro (voando a 300km/h) até o meu Mac são milhares de quilômetros. Abaixo um exemplo da tela dos dados.

Um comentário:

Thoughts from the couch... disse...

I checked out www.f1.com. Awesome! Apparently there's a race coming up in Hungary between August 1-4th. $1824! (But that's actually cheap considering you get hotel, flight, and a car!) I don't understand a lot of Portuguese, Spanish is sometimes real similar so I understand just a small fraction of your site. Its very interesting, and thanks for visiting mine as well.